admin
Maio 13, 2022
Antes de falar sobre social media, gostaria que refletisse comigo sobre o impacto das redes sociais no dia a dia.
Cada vez mais conectados à internet, usamos esses canais como parte de nossas vidas.
Mesmo não sendo brasileiro, reconheço o papel dela para as estratégias de marketing das empresas no país.
Afinal, é onde as pessoas estão.
Segundo pesquisa das empresas Hootsuite e We are Social, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais.
E o YouTube lidera a lista das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, concentrando 60% dos acessos.
O Facebook (que aparece em primeiro em outros levantamentos) vem logo em seguida, em segunda posição, com 59%.
Já o WhatsApp está em terceiro lugar no páreo com 56%, trazendo o Instagram em quarto, com 40%.
Seja qual for sua rede social preferida, você deve concordar comigo que ocupamos cada vez mais nosso tempo nesses canais.
E que, por meio deles, precisamos lidar com uma avalanche de informações todos os dias.
Pensando em aproveitar essa nova realidade do mercado de consumo, as empresas entenderam que precisam estar nas redes sociais.
Por isso, vêm investindo em estratégias para tornar a presença ainda mais relevante por lá.
Seja para melhorar o relacionamento com os clientes ou aumentar o alcance e as vendas com o marketing digital.
É com esse cenário que surge a profissão do social media.
Quer saber tudo sobre ela?
Preparei este artigo para te mostrar mais sobre esse cargo, o que faz e quanto ganha.
Também vou compartilhar dicas para que possa se dar bem como social media.
Vem comigo!
Social media quer dizer mídia social. Ou seja, canais de comunicação digital por onde acontecem interações, colaboração e compartilhamento de conteúdo.
Então, não trabalham sozinhos.
São apenas plataformas que funcionam como repositórios de conteúdos que precisam da interação humana para ganhar vida.
Exatamente pelo mesmo motivo, se tornaram canais poderosos para que as empresas alcancem um público mais qualificado.
E, assim, aumentem a percepção de marca com autoridade e conquistem sucesso entre os clientes.
Com o avanço da era digital, o significado de social media ganhou uma nova possibilidade: se tornou uma profissão.
O profissional de social media é responsável por ativar esses canais para pessoas públicas, empresas ou até mesmo projetos pessoais.
É ele quem planeja e cria conteúdos para serem compartilhados nas redes sociais.
Também publica dentro dessas plataformas, interage com outros usuários, analisa resultados e faz tudo acontecer.
Então, atualiza, monitora e cria conteúdo relevante. Ou seja, que desperte interesse para o público a ser atingido e gere engajamento.
Em outras palavras, o que faz um profissional de social media bem-sucedido é a sua facilidade para conectar empresas a pessoas.
Muita gente ouve falar sobre a profissão de social media e pensa que, para ter sucesso nela, basta navegar pelas redes sociais o dia todo.
Mas como você pode ver, vai bem além de ser um heavy user.
Requer, ainda, que esteja sempre atualizado sobre as novidades nas redes sociais e tendências de mercado.
Em geral, o profissional de social media pode ser formado tanto na área de comunicação social quanto administrativa.
A maioria deles têm formação acadêmica em Jornalismo, Letras, Marketing, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.
Mas isso não quer dizer que aquele expert em redes sociais formado em Administração não possa investir na carreira.
Para se tornar um social media bem-sucedido, a dica é bastante objetiva: estude muito e se dedique em conhecer as principais tendências do marketing digital.
Mesmo que a profissão pareça um sonho, você deve amar as redes sociais.
E não só isso: deve saber como fazer com que as pessoas criem interesse pelas páginas que administra.
Encarregado de produzir conteúdos, o social media precisa ter boa capacidade criativa para que suas peças gerem o engajamento necessário e também se diferenciem dos materiais feitos pela concorrência.
Isso não significa dizer, no entanto, que o profissional não pode buscar inspirações em produções externas.
O segredo está em aproveitar esses conteúdos virais e dar uma roupagem diferente a eles, adequando-os à realidade do negócio.
Outro ponto fundamental na criação de materiais inéditos é evitar eventuais punições da parte dos buscadores por plágio.
Ainda que as redes sociais não sejam um fator direto de ranqueamento de SEO, elas impactam na reputação, visibilidade e reconhecimento da marca.
Portanto, apenas reproduzir conteúdos já prontos não pegaria nada bem para a exposição da sua empresa.
As redes sociais são um ambiente extremamente dinâmico, que exige atualização constante.
É fundamental estar atento às principais tendências e novidades dessas plataformas, não apenas na hora de pesquisar assuntos para produzir conteúdos relevantes.
Estou falando também de conhecer todas as funcionalidades que essas mídias oferecem.
Cada rede social possui o seu blog oficial, e também existem sites especializados que trazem informações sobre o que está sendo comentado no momento.
Esses tipos de canais podem ser fontes interessantes para o social media se manter sempre em dia com o que há de mais relevante na sua profissão.
Normalmente, as pessoas que escolhem cursos da área da comunicação social não são muito familiarizadas com as ciências exatas.
No entanto, se você quiser trabalhar como social media, não vai conseguir fugir dos números.
Isso porque esse profissional precisa analisar uma série de fatores que são fundamentais para o sucesso das campanhas implementadas.
Você vai ter que interpretar métricas como:
Saber ler corretamente esses indicadores é indispensável para acompanhar corretamente o andamento de sua estratégia, fazendo as adequações necessárias.
Além disso, vai valorizar o seu trabalho diante dos seus chefes ou clientes.
Por mais que se faça um ótimo trabalho nas redes sociais, as marcas nunca estão imunes a sofrerem críticas por parte de seus clientes.
Se a empresa sofrer algum tipo de ataque por uma campanha mal-pensada, um comportamento inadequado de um funcionário ou qualquer outro motivo, é preciso agir rápido.
É hora de intervir, mediar a situação e evitar que os danos à imagem do negócio se alastrem.
Nesse caso, a melhor saída é reconhecer o erro, pedir desculpas e trabalhar para corrigir a falha em questão.
Esse tipo de aprendizado se fortalece muito com a prática, mas é fundamental já ter uma boa noção dos princípios básicos para se gerir uma crise.
A atividade de um social media, ao contrário do que se pode pensar, não se restringe apenas a gerenciar as redes sociais de uma empresa.
Ela vai muito além.
Afinal, você só vai conseguir atingir os objetivos digitais das suas campanhas se compreender o contexto em que o seu negócio está inserido.
Para ser a voz da instituição, você precisa conhecê-la por completo.
Saber qual é o público-alvo, a missão, os valores e diferenciais da organização vai ajudar a moldar o comportamento dela nas mídias sociais.
Para finalizar o rol de habilidades de um social media de sucesso, não dá para se restringir às soft skills e esquecer das competências mais técnicas, que são igualmente importantes.
Na hora de produzir um material para as redes sociais, você vai ter que editar imagens e escrever cards.
Portanto, precisará dominar o funcionamento de softwares de edição de imagem e também ter um conhecimento aprofundado de ortografia para fazer bonito nos seus conteúdos.
Para aumentar a qualidade do trabalho como social media, é essencial criar uma rotina diária de atividades.
Uma forma de facilitar a sincronização entre as funções e habilidades profissionais às exigências e expectativas do cliente atendido.
Veja, a seguir, um pouco mais sobre as funções que fazem parte da rotina de um social media de sucesso:
Criar e manter um cronograma de postagens sempre atualizado é a melhor forma de atender às necessidades pontuais dos clientes.
Assim, é possível planejar os conteúdos a serem compartilhados e ainda antecipar determinadas ações.
Quando falo em produzir conteúdo, me refiro à produção de conteúdo institucional ou promocional para o cliente.
Um trabalho que requer criatividade e conhecimento técnico sobre design e formatos disponíveis para que engaje os usuários.
Então, também envolve a otimização.
Ou seja, adaptar conteúdos para que sejam melhor recebidos pelos consumidores.
Um exemplo? Reduzir o texto nas artes ou na descrição de um post para que seja lido com facilidade no smartphone.
Com o conteúdo produzido, é hora de distribuir o que o social media tem em mãos.
Como cada rede social tem uma especificidade, é preciso ter em mente que os conteúdos não podem ser iguais.
Se no Facebook, por exemplo, a empresa vai trabalhar anúncios para aumentar seu alcance, no LinkedIn, vai atrair e reter talentos.
Enquanto a primeira dá visibilidade e promove o engajamento, a segunda é empresarial.
Como existem várias redes sociais, muito conteúdo a ser produzido e mais de um cliente a ser atendido, controlar a veiculação do conteúdo requer atenção.
E também paciência.
Para que a tarefa não se torne exaustiva, ela pode ser facilitada com o uso de gerenciadores de mídia.
Alguns deles são: Buffer, Hootsuite e TweetDeck.
Plataformas que ajudam a concentrar a distribuição de conteúdo em um lugar só.
Elas otimizam a rotina do social media.
Concorda comigo que não faz sentido simplesmente preparar e publicar uma série de conteúdos sem medir o retorno obtido?
O trabalho de monitoramento ajuda o profissional de social media a mensurar, analisar e compilar informações para identificar oportunidades e fraquezas.
Assim, é uma atividade importante para que a empresa possa realizar ações corretivas.
Para facilitar a verificação do desempenho, volto a bater na tecla dos programas de gerenciamento de redes sociais.
Eles possibilitam que o social media analise as principais métricas das redes sociais, além de oferecer funcionalidades como resposta a comentários e mensagens privadas.
A produção de relatórios de desempenho para as redes sociais é um fruto do trabalho de monitoramento.
É claro que, quanto melhores forem os números levantados pelo social media, mais satisfeito ficará o cliente.
Mas é imprescindível não “maquiar” esses dados.
Afinal, assim como podem refletir o sucesso do trabalho realizado, também ajudam a identificar a necessidade de melhorias.
As redes sociais chegaram para mudar o relacionamento com o público, promovendo o chamado SAC 3.0.
No serviço de atendimento ao cliente digital, o contato é muito mais próximo e dinâmico, exigindo do social media total atenção na hora de interagir com os usuários.
Aqui, não basta uma resposta rápida, mas também um feedback resolutivo e sincero, que de fato atenda e resolva as dúvidas do freguês.
Ignorar reclamações, apagar comentários negativos e apenas endossar experiências positivas não são o caminho.
Ativar robôs e se limitar a respostas automatizadas, também não.
É importante ver as redes sociais como o principal cartão de visitas da sua marca.
Um balcão de atendimento que, apesar de ser um suporte virtual, lida com pessoas de carne e osso, com necessidades reais.
As redes sociais são a maneira mais eficaz de uma empresa atingir e impactar positivamente o público desejado.
Através do Social Ads, é possível segmentar os seus anúncios, filtrando por gênero, idade, área geográfica, data e hora da publicação, entre outros.
Tudo isso com um investimento mais baixo e um retorno mais garantido do que você teria ao anunciar nas mídias tradicionais, como rádio e televisão, por exemplo.
Nem preciso dizer que esse trabalho é feito pelo social media, do início ao fim.
Ele começa na definição das personas que serão impactadas pelas campanhas, passa pelo estudo das melhores estratégias, o desenvolvimento das peças, a postagem, e termina na análise dos resultados.
Suport Digital | Denise
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